Definição

Movimento
      a. Trata-se de grupos diferentes, com características próprias, mas vinculados ao Carisma “Amor de Deus”. Portanto podem pertencer a estes grupos: crianças, adolescentes, jovens, adultos, famílias, …
      b. Cada grupo tem a sua própria autonomia organizativa, formativa e financeira. Pode ser constituído por diversos subgrupos ou núcleos. Por exemplo, as associações Usera têm as suas delegações. Os diferentes grupos (ou comunidades) de leigos “Amor de Deus” podem ter uma estrutura comum simples, pelo menos a nível de Organismo Maior, que lhes dê uma maior consistência e facilite a continuidade;
      c. Cada grupo tem a sua própria organização onde definirá a sua natureza ou identidade, finalidade, atividades, membros, organização, formação e financiamento;
      d. Cada grupo pode considerar-se como um “ramo” no tronco da Família “Amor de Deus”. Tem autonomia e identidade própria, vinculado pela participação no Carisma comum e pela referência a Jerónimo Usera, como mestre e guia espiritual. Vive em comunhão eclesial e só dará fruto se permanece unido a Cristo.

Secular
Trata-se de pessoas com clara identidade cristã. Vivem a fé em Jesus Cristo e trabalham ao serviço do Evangelho desde a sua secularidade. Implicam-se vivendo a fé cristã na sociedade e comprometendo-se a nível pessoal e grupal no mundo da família, do trabalho, da economia, da diversão, do desporto, da política, etc.

“Amor de Deus”
      a. Estão vinculados espiritualmente à Família “Amor de Deus” na vivência do Carisma, segundo as características próprias do respetivo grupo de pertença.
      b. Vivem a sua vocação e compromisso cristãos à luz do Carisma-espiritualidade “Amor de Deus” pelo qual se sentem atraídos, e são testemunhas do amor de Deus nos seus ambientes e comunidade cristã a que pertencem.
      c. Podem comprometer-se em ações comuns com a Congregação das Irmãs do Amor de Deus ou com outros grupos da Família.
      d. As relações entre os diferentes grupos estarão marcadas pela reciprocidade, participação bidirecional, corresponsabilidade dos membros entre si, valorização mútua no respeito pela diferença de vocações, responsabilidade mútua baseada na igualdade, na diversidade e mútua cooperação.