Carisma

A Congregação das Irmãs do Amor de Deus  é dom e acolhimento: dom de Deus, cujo desígnio é patente ao longo da nossa história, e acolhimento por parte do nosso Padre Fundador, Padre Jerónimo Mariano Usera y Alarcón, que, atento às necessidades do seu tempo e fiel à voz de Deus, percebeu que o melhor bem que podia prestar à sociedade era promover um paradigma pedagógico baseado no amor, pois, como ele próprio afirmou, só este “atrai com  força, mas sem violência”.

O Carisma  institucional legado pelo Fundador, concretização do acolhimento do querer de Deus, consiste em “Encarnar o Amor de Deus na vida, de modo que cada irmã chegue a ser uma manifestação permanente do amor gratuito de Deus aos homens". (C. 3)

As Irmãs do Amor de Deus são herdeiras deste Carisma que Deus confiou a Jerónimo Usera através do Espírito Santo e sob a proteção de Maria, no mistério da sua Imaculada Conceição. Este tem a sua base em Jesus Cristo, manifestação plena do Deus Amor, e tem por objetivo a realização da pessoa nas suas dimensões pessoal e social, em concordância com o projeto de amor que Deus tem para cada pessoa e para toda a humanidade.

“Este carisma dá forma a toda a missão evangelizadora «Amor de Deus», que se realiza a partir da valorização do mundo e da pessoa como obra do amor de Deus e tem como estilo e método a educação «por amor de Deus e para Deus».” (Irmãs do Amor de Deus, Missão Carismática «Amor de Deus», Madrid, 2001, pág. 34)