Ação Social

As periferias chamam-nos e dedicamo-nos aos mais idosos e a crianças em risco através de residências séniores e lares de infância e juventude.

Residências séniores Amor de Deus

A nossa principal missão é proporcionar uma habitação permanente a pessoas da terceira idade e oferecer uma atenção integral e personalizada, adequada às suas necessidades físicas, psicossociais e espirituais, permitindo-lhes assim manter a conveniente qualidade de vida.

Segundo o Carisma recebido do Padre Usera, nas residências séniores respira-se um ambiente familiar, de carinho, proximidade, conforto e amor, que permite às pessoas residentes integrar as suas limitações com serenidade, experimentando esta etapa de vida como tempo de plenitude.

Fomentamos nas pessoas residentes a ideia de viver com dignidade sendo participantes do seu próprio bem-estar, para o que se incentiva a sua colaboração nas ações da vida diária e promovemos a sua participação nas diversas atividades.

Lares de infância e juventude

Acolhemos crianças e jovens em risco que nos são enviadas pela Segurança Social ou pelo tribunal de menores. Desprovidos de meio familiar, têm percursos de vida difíceis, traumáticos e negativos.

Nestes centros cria-se um ambiente de família e de comunidade cristã com o contato direto e a proximidade por parte dos educadores e implanta-se um sistema de participação e de personalização.

Trata-se de uma opção clara pela educação com critério preventivo, porque a pobreza e a marginalização não são só um fenómeno meramente económico mas também uma realidade social que injustamente exclui grupos humanos dos seus direitos inalienáveis. A educação é um elemento fundamental para a sua prevenção e superação.

Nestas obras educativas, as Irmãs servem a Cristo na pessoa dos mais débeis. A situação concreta dos destinatários exige-nos que se reforce a metodologia e o estilo educativo “Amor de Deus”, principalmente tudo o que diz respeito à atenção personalizada, paciência, carinho, proximidade e acompanhamento.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email