Retiro Irmãs e Leigos Amor de Deus
25 e 26 de Março 2023 – Fátima
Orientado pelo Pe. Nicolas Betino (sacerdote da Consolata)
Aproximadamente 40 participantes, neste fim-de semana, refletiram sobre o convite de, através das Bem-aventuranças, se colocarem em marcha, para darem o passo – ser Santos.
Ao longo da apresentação do tema foram desafiados através da reflexão pessoal:
- a ser santos na rotina do dia-a-dia transformando o ordinário e o simples em extraordinário através da pureza no agir e da alegria no olhar.
- a abrir o coração para ver a Deus e de em total confiança O descobrirem no outro em cada gesto, em cada som, em cada instante.
- a identificar as próprias fragilidades acolhendo o dom da misericórdia.
- numa docilidade ao Espírito, a serem portadores de paz e de justiça.
No final do primeiro dia houve um momento de Adoração ao Santíssimo e à noite participaram na oração do rosário no Santuário.
Domingo de manhã, tendo sempre por base as bem-aventuranças, alicerces sobre os quais se constrói a nova humanidade que Deus quer que sejamos, partilharam, em grupo, uma oração unidos à Congregação e a toda a Família Amor de Deus.
Seguiu-se uma visita à Exposição temporária ROSARIUM: Alegria e Luz, Dor e Glória – o Rosário como caminho da Paz e no final, assistiram à Eucaristia no recinto do Santuário presidida por D. José Ornelas.
Que os santos e bem-aventurados do céu, nos ajudem a ser santos e bem-aventurados na terra para que não só possamos ver a Deus, mas também dar Deus a ver.
Testemunhos:
Foi um momento de paragem que me estava a ser necessária para a minha vida em vários sentidos, mas especialmente espiritual. Senti-me em casa, sempre tão bem acolhida por todos. É realmente um carisma muito especial que nos é dado no afeto, carinho, simpatia das irmãs e dos leigos. Assim que percebi sobre o que íamos refletir vi que o tema era muito ” sério ” esta Santidade da vida comum é muito mais desafiante do que parece…ter desejo de conversão e santidade é um caminho a percorrer cada dia…e precisamos, porque somos frágeis, de nos enriquecer na oração e contemplação para nos tornarmos mais preparados…foram 2 dias em que estive no Monte Tabor a viver as delícias de tocar no “sagrado” intimamente unida a Jesus e na comunhão com os irmãos. Foi tudo muito intenso, partilhei momentos com pessoas incríveis que souberam dar e receber… Tudo muito simples, mas com significado especial para mim. É muito enriquecedor para mim os momentos de partilha na oração, aprendemos muito ao ouvir os outros e a presença do Espírito Santo é notória e aumenta nossa fé.
Lília Madureira (Grupo Guimarães)
O retiro em Fátima foi uma experiência transformadora que envolveu a partilha de experiências, novas aprendizagens e onde se fortaleceram laços de amizade.
O facto de ter acontecido na Quaresma tornou-o ainda mais especial.
Os dias luminosos, o local escolhido e a forma acolhedora com que fomos recebidos, tornou este retiro marcante e significativo.
Durante o encontro, houve momentos de oração, de dinâmicas de grupo, partilha de testemunhos de fé, de experiências pessoais de como Deus tem atuado nas nossas vidas. Foram momentos de inspiração e de encorajamento, para continuarmos a nossa caminhada com fé, amparados por Deus.
Fomos acompanhados pelas irmãs do Amor de Deus e pelo Senhor Padre Nicolas da Consolata, que fez duas sessões formativas sobre as Bem-Aventuranças. O senhor Padre falou de forma simples e clara sobre as Bem-Aventuranças, instigando todos nós a torná-las como uma referência para uma vida mais virtuosa.
Terminei este retiro renovada, fortalecida na minha fé e com muita vontade de voltar.
Raquel Silva (Grupo Porto)