Nos dias 15 e 16 do corrente mês, teve lugar na casa provincial-Fátima, o retiro de Leigos Amor de Deus. Nele participaram, aproximadamente, 20 membros representantes dos 4 grupos. Foram dois dias de carregar baterias, fazendo a experiência de ser amados e enviados em missão. Sentimo-nos acompanhados por Maria, pelos caminhos percorridos pelos pastorinhos de Fátima! Quantas lições de amor, adoração e compromisso com uma humanidade ferida e sedenta de paz! E eu, o que posso fazer?
Alguns ecos dos participantes:
Depois de mais de um ano sem encontros, respondi SIM sem hesitar à proposta de um retiro em Fátima. A ideia de uma pausa para recentrar, para “recarregar baterias” como afirmou o Pe. Simão, fez-me todo o sentido, além de que, no final de Domingo, teria a oportunidade de renovar, por mais 1 ano, a minha promessa como Leiga Amor de Deus. Foram 2 dias de paragem em que à LUZ do Carisma que nos deixou o nosso Fundador nos sentimos Família, olhámos para dentro e voltámos a sentir o Amor de Deus como o ponto de partida e o ponto de chegada. No final, certos de que o Senhor conta com cada um de nós, o grupo regressou a casa enviado em Missão com as palavras do Evangelho do dia “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16,15) que não poderia ter sido mais apropriado. OBRIGADA!
"Fui aos Valinhos para fazer as minhas orações para rezar na loca do anjo, mas Nossa Senhora, tinha outro projeto para mim e logo compreendi que não estávamos ali por acaso. Foi um bocadinho de “colo” que a Mãe me quis dar. Encontrei um grupo de Leigos Amor de Deus que me ajudou a rezar e sentir Família. Embora nada mereça, mas o Amor de Deus é bem maior que as minhas falhas e sabe que vou precisar dos seus dons, para cumprir a missão que Ele me confiou!"
"Utilizando a parábola do Joaquim e do seu cavalo, quando cheguei a este retiro EU e o meu Cavalo, andávamos às voltas, numa fúria tal, que não o conseguia “dominar” nem ele se deixava “dominar”. Hoje sim, reencontrei o meu caminho e aqui vou EU no meu cavalo agora a trote. Nada se “domina“, sem AMOR, AMOR próprio, AMOR ao outro. Este retiro para mim, foi tão necessário… veio na altura certa, no momento certo . Obrigada Irmã Goreti, e a todas as Irmãs que nos recebem SEMPRE com tanto AMOR. GRATIDÃO."
Sobre o retiro do passado fim de semana foi uma “injeção” do Amor de Deus no meu interior… Neste tempo que tanto se fala em vacinas creio que sem o antídoto do Amor de Deus, nada somos! Foram dois dias felizes, naquele ambiente de santidade, que a terra de Fátima nos proporciona. “É bom estarmos aqui!” É o que me apraz dizer sempre que lá estou. Enquanto membro do MSAD, foi um precioso subsídio, no sentido em que reforcei em mim a força daquele Carisma que o nosso fundador Pe. Jerónimo Usera nos deixou! Em tudo que aconteceu naquele final de semana teve como pano de fundo o “Amor de Deus”: a formação carismática, a adoração ao Santíssimo Sacramento, a visita aos Valinhos, a participação do Rosário no Santuário e a Eucaristia a coroar aquele encontro! Foi maravilhoso constatar como a vida e mensagem do Pe. Usera encaixa na perfeição na Mensagem de Fátima e na encíclica “Fratelli Tutti” do Papa Francisco! Atrevo-me a chamar a esta triologia a Definição Perfeita do Amor – Pe. Usera; Mensagem de Fátima; Fratelli Tutti.