Discernimento e Formação

Para que possas optar em liberdade, precisas de conhecer melhor a família Religiosa a que te sentes chamada. Para isso, proporcionamos-te um processo de acompanhamento e de formação que é feito em várias etapas:

  • Aspirantado
  • Postulantado
  • Noviciado
  • Juniorado

Oferece-te condi­ções para descobrires a tua vocação na Igreja, ajudando-te a clarificar as tuas motivações. Durante este tempo poderás já participar em alguns momentos da vida da comunidade.

Passas a viver numa comunidade de formação e continuas o processo de  discernimento pessoal e conhecimento de Jesus. Também nós te vamos conhecendo melhor. Vais viver o nosso carisma e adquirir uma certa experiência de vida em comunidade, preparando-te para a etapa seguinte.

É a fase fundamental da formação, onde começas a assumir as exigências da vida consagrada. É um tempo de profunda experiência de Deus, quer a nível pessoal, quer comunitário, que te permite descobrir o significado vital do seguimento de Jesus como irmã do Amor de Deus. Esta etapa tem a duração de dois anos.

Começa com a profissão religiosa, pela qual te consagras publicamente a Deus na Igreja através dos votos de castidade, pobreza e obediência, segundo o carisma Amor de Deus. Esta etapa termina com a profissão perpétua, pela qual assumes um compromisso definitivo. Durante este tempo vais continuar a tua preparação espiritual e académica de acordo com as tuas aptidões e necessidades da missão, de forma a cresceres no compromisso com Jesus e com a Congregação. Participas, progressivamente, da missão da comunidade com sentido de pertença Congregacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email