Escudo

O Escudo da Congregação das Irmãs do Amor de Deus é formado por um pergaminho de cor azul, em forma de coração, símbolo do amor.

No centro, um coração branco, símbolo da pureza e simplicidade que devem caraterizar as Irmãs do Amor de Deus, à imitação de Maria, cujo anagrama se encontra no centro, recordando-nos a sua proteção maternal.

O escudo é coroado pelo Amor de Deus, representado pelas chamas do Espírito Santo e pelo Coração de Jesus com a cruz e a coroa de espinhos. É esse Amor que preenche o nosso coração e nos impulsiona a realizar no mundo a obra de Jesus.

Entrelaçados na parte inferior do escudo, estão um ramo de loureiro com frutos e uma palma. O ramo de loureiro significa a paz e a vitória sobre o mal. A palma significa o martírio, a entrega total da vida a Deus ao serviço do ser humano. Só o acolhimento do Amor de Deus que se oferece gratuitamente torna possível a nossa entrega na vida de cada dia.

O lema “O Amor de Deus faz sábios e santos” aponta para a esperança de que o Amor de Deus nos vá tornando cada vez mais sábias, no duplo sentido da sabedoria: enquanto saber humano e enquanto conhecimento e experiência de vida marcada pela presença de Deus, a fim de sermos boas educadoras, e santas, como nos diz o fundador: “Viestes, Irmãs, para ser santas”.