FAQs

Podemos dizer que o carisma é um dom do Espírito Santo em benefício de toda a Igreja.

Deus, ao comunicar a uma pessoa um carisma, confia-lhe uma missão na igreja, uma tarefa apostólica que responda a uma necessidade concreta da humanidade.

Significa que Deus quer precisar de nós para participar e atualizar a missão de Jesus: levar palavras de consolo e de esperança, ter gestos de proximidade e de perdão, ajudar os mais desfavorecidos, derrubar barreiras de indiferença, ser parecido com Jesus!

Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. Podemos dizer que vocação é o chamamento que Deus nos faz para com Ele viver um projeto de Amor, que dê sentido à vida.

A principal vocação de todo o ser humano é à santidade, isto é, a ser feliz. Para isso, cada um terá que perceber, qual a forma de vida que mais o ajuda a participar na missão de Jesus:

  • Matrimónio – viver o AMOR desde uma relação conjugal, sendo geradores de vida nova.
  • Vida Consagrada – doar-se totalmente a Deus entregando-lhe sem reserva as energias do amor, o desejo de possuir e a livre faculdade de dispor da própria vida, vivendo em comunidade.
  • Sacerdócio – trazer a missão de Jesus à vida das pessoas, através do anúncio do Evangelho, celebração dos sacramentos e prática da caridade a tempo inteiro.
  • Missionário – deixar o conforto do seu lar e do seu país e partir a anunciar Jesus e promover os povos, especialmente os mais pobres!
  • Leigos consagrados – Viver a consagração no meio do mundo, entregando toda a sua vida a Deus, sendo fermento no meio da massa.

O termo latino “frater” significa irmão e deu origem à designação de frade. A expressão, “freira” é encarada como o termo feminino, para designar Religiosa ou Irmã.

Há várias formas de poder participar no Carisma Amor de Deus. Para as crianças e jovens, existem os grupos JADES (Jovens Amor de Deus em Solidariedade), para os adultos que querem viver o seguimento de Jesus Cristo segundo este Carisma, existe o MSAD, (Movimento Secular Amor de Deus). VADE (Voluntariado Amor de Deus), que pode ser nacional ou internacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email