“A verdade como o sol, não é património exclusivo de ninguém, mas pertence a todos e para todos produz luz e vida"
Jerónimo Usera inicia uma missão baseada no Amor, porque olha cada pessoa como filha muito amada de Deus e por isso merecedora da mais elevada dignidade. Para ele, não importa a raça, cor, condição social. O seu coração volta-se, essencialmente, para os mais pobres e desfavorecidos do seu tempo.
Sabemos como se comovia ante as crianças abandonadas, a degradação da mulher, a raça negra … e “jamais bateu à sua porta uma necessidade que não fosse imediatamente atendida“.
Este princípio continua a ser um marco inspirador para todos aqueles que, identificados com o Carisma, abraçam a missão “Amor de Deus”.
Comunidade de Missão
Somos comunidade em missão. A missão é o nosso projeto em função do Reino de Deus, “fazer com que todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”, dignificando e promovendo a pessoa humana.
-
Ser com
fortalecer o sentido de pertença à família Amor de Deus.
-
Estar com
identificados com a realidade do meio, viver as suas preocupações, alegrias e esperanças.
-
Fazer com
colaborar, programar, trabalhar, construir em conjunto.
Recebemos um Carisma que se concretiza na missão que realizamos, “onde se julgue necessário”. Mas só se percebe a riqueza deste DOM, na medida em que a missão for vivida “com amor, por amor e para o amor”, entre todos e como comunidade educativa.
Percebemos que a necessidade de humanização, cultura e Evangelho, continua a ser uma chamada permanente, por isso queremos ser esta resposta para o nosso mundo e para a Igreja.
Deus enche o nosso coração com o seu Amor, então preocupam-nos e desinstalam-nos as necessidades dos nossos irmãos. A mensagem de Jesus não pode estar à margem da fraternidade universal, do cuidado da terra, do pluralismo, da globalização, das guerras e da fome, da ciência e da tecnologia.
Formação
Entendemos a missão como algo dinâmico que nos submete à instabilidade e às mudanças constantes deste mundo e a fidelidade aos sinais dos tempos. Para isso a Congregação proporciona aos seus colaboradores os meios adequados para a sua realização como profissionais, como cristãos responsáveis e como educadores Amor de Deus. Respeitando sempre as suas convicções pessoais.
Em todas as nossas obras, procura-se criar um ambiente de família, onde todos se sintam acolhidos e respeitados na sua identidade.
Ao longo do ano, proporcionam-se momentos formativos relacionados com o carisma e espiritualidade Amor de Deus, quer a nível local, quer nacional.
Também a vivência do “Mês Usera”, fortalece muito o sentido de pertença à Família Amor de Deus e decorre entre o dia 27 de abril (aniversário da fundação da Congregação) e 17 de maio (aniversário da morte do Fundador).
Ao longo deste tempo, em toda a geografia congregacional, desenvolvem-se dinâmicas muito diversificadas, quer em termos de formação e vivência da espiritualidade, quer em termos de solidariedade, através da campanha “Aqui precisam de nós”, que, em cada ano, se destina a apoiar uma obra mais necessitada, nos países da África ou América Latina.
Partilhar o Carisma com os nossos colaboradores é um imperativo, porque este é um Dom que não nos pertence e, só na medida em que o partilhamos, crescemos progressivamente, na espiritualidade “Amor de Deus”, comprometendo-nos numa mesma missão: ser manifestação do amor terno e gratuito de Deus.
Somos conscientes que quando tocamos a vida das pessoas, deixamos a nossa marca, e a marca que queremos deixar é a do amor!
Alguns Conselhos do nosso Fundador:
- Muita doçura e amabilidade.
- Mais vale deixar alguma coisa para corrigir, do que cometer alguma injustiça.
- Se alguém te falta ao respeito, nem por isso o desprezes.
- Dissimula os defeitos dos outros.
- Quando errarem, salva pelo menos a sua intenção.
- Procura ser tolerante e de bom caráter para com todos e jamais te manifestes irada/o.
- Quando tenhas que mandar alguma coisa, fá-lo como quem pede um favor.
Toda a mística da missão molda-se e ganha expressão, desde a “comunidade”, podendo enriquecer-nos e crescermos juntos, para um bem maior.