Tema de Janeiro: “Semear a Paz”

Janeiro é um mês em que sempre recordamos o valor da PAZ.

Janeiro recorda-nos vivências da pandemia, de conflitos, dificuldades, diferenças e sofrimentos… O Covid, os contágios, o isolamento, as distâncias, tudo o que foi mudando drasticamente as nossas prioridades; é o momento de deixar de lado as nossas diferenças e pormo-nos de acordo para podermos viver felizes com os outros, sem que ninguém tenha tanto que sofrer.

Alexandre Lopes, 7º anos EAD, Praia

Temos que superar os conflitos diários que possamos ter com os outros, aproximar-nos, dialogar… nesta pandemia demo-nos conta de como é realmente frágil a nossa vida e como não vale a pena estar em conflito constante com os outros.

É o momento de deixar os preconceitos de lado, as nossas diferentes formas de ver o mundo, se somos de uma cultura, lugar de nascimento ou de religião distintas, já que na realidade todos somos seres humanos e procuramos, no fundo, o mesmo. Queremos ser felizes e para isso, nenhum de nós quer, na nossa vida, estarmos a discutir constantemente.

Temos de unir-nos para poder procurar um futuro melhor para todos, no qual nos fixemos menos em nós próprios, e procuremos o bem-estar geral e, de uma vez por todas, acabemos com os conflitos bélicos que só causam dor, pobreza e sofrimento.

Já é hora de nos pormos de pé e de erguermos as nossas vozes pelos que não podem; exijamos paz, amor e compreensão. Não só nos nossos espaços, na nossa cidade ou país, mas no mundo inteiro, para que todas as guerras que provocam morte, destruição e sofrimento diariamente, sejam, por fim, erradicadas da terra.

Não podemos cruzar os braços ou olhar para outro lado, se nada fizermos, os conflitos bélicos hão-de seguir-se. Que a nossa gota de água nunca falte no oceano da PAZ!

Por Mª Rosalía Seoane García. 2º Bach

O grande trabalho da
humanidade é semear
a paz, a unidade e cuidar
da fraternidade com
carinho e afinidade.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email
VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES SOCIAIS