Testemunhos | Caminho de Santiago 2024

Alguns dos muitos testemunhos que recebemos e que nos encheram de ALEGRIA! 

Este foi o meu primeiro Caminho.
Há muito que era desafiada pelo entusiasmo daqueles que partiram à minha frente.
Sabia que entre muitas coisas seria uma oportunidade de me reencontrar e reorganizar. Acima de tudo foi uma prova de audácia e coragem. Foi a busca não de respostas mas de novas perguntas.
O Caminho veio reforçar certezas: a de que não estamos sós, mas principalmente de que não somos sós.
Que a força e a alegria daqueles que caminham ao nosso lado, que nos dão colo, casa, amparo, que se tornam cúmplices e confidentes, fazem mais por nós do que qualquer paragem que façamos para recuperarmos energias.
Que a chegada ao nosso destino não é um fim, mas sim o início de uma nova jornada. Esta ainda com maiores dimensões, com subidas mais acentuadas e descidas mais tortuosas, mas que iremos trilhar, com toda a confiança de quem é um eterno Aprendiz de Viajante.
Rita Nunes

Fazer os Caminhos de Santiago foi uma experiência transformadora. Cada dia de caminhada permitiu-me refletir e apreciar a natureza. Os desafios, como o cansaço e as bolhas, ensinaram-me resiliência e humildade.
A solidariedade entre os peregrinos tornou a jornada ainda mais especial, criando um forte sentido de comunidade.
Chegar a Santiago foi um momento de grande realização. Esta aventura foi um processo de autoconhecimento e crescimento pessoal, deixando memórias e lições valiosas que levarei para sempre.
Afonso Oliveira

O Caminho de Santiago para mim foi como uma pausa da minha vida! Um lugar onde me pude refugiar da intensidade da vida social e focar-me mais em mim mesma, conseguindo refletir mais sobre mim e sobre quem me rodeava! Ao caminharmos juntos, em equipa, percebi o quão bom é trabalharmos em equipa e sabermos sempre que temos o apoio uns dos outros! Aprendi coisas essenciais para a minha vida e conheci pessoas que só me fizeram bem, e a quem sou muito grata! Só trouxe boas experiências do caminho, e espero continuar a trazer nos próximos anos.
Marta Sant’Ana

Por vezes perguntam-me: “Por que é que continuas a fazer este Caminho de Santiago, ano após ano?” Bem, a verdade é que nem eu sei bem a resposta a essa pergunta. Sinto que todas as vezes que me submeti a este desafio estava em momentos de vida diferentes, mas em todas elas senti uma necessidade imensa de deixar o quotidiano para trás e seguir caminhando em busca de algo mais.
No fundo, é isso que atrai todos estes malucos que repetem isto vezes sem conta e que, apesar de todas as dificuldades, continuam a querer acordar às 6 da manhã, caminhar 20 quilómetros por dia e tomar banhos de água fria. Tudo isto para depois fazer com que outros tenham a melhor experiência possível do que é peregrinar até Santiago de Compostela. Todos temos um sentido de serviço inabalável, e todos os anos somos recompensados ao ver que conseguimos fazer com que mais uma geração de pessoas possa um dia mais tarde dizer que tiveram ali uma das melhores semanas das suas vidas.
É um sentimento que nunca me canso de ver, desde os sorrisos, aos olhares e aos abraços que duram para sempre. Vou estar eternamente grato a toda a gente que partilhou tempo comigo ao longo destes anos e que fez com que eu me tornasse num autêntico apaixonado pelo Caminho.
Escrevo isto no caminho de volta para casa com um misto de emoções. Por um lado, estou cansado fisicamente e vai-me saber bem poder finalmente dormir e descansar. Por outro, deixa-me um certo vazio pensar que amanhã não vai haver mais partilhas de histórias e sentimentos nos nossos momentos de grupo. Volto de coração cheio e revigorado, pronto para retribuir tudo aquilo que absorvi durante esta semana.
Por fim, espero ter conseguido deixar uma marca em todos os que partilharam momentos comigo esta semana e espero também que se estejam a sentir tão profundamente felizes e completos como me sinto ao escrever isto.
A todos os que fizeram parte do Caminho, um enorme obrigado!
Alexandre Escudeiro

Ao chegar a Santiago senti uma sensação indescritível. Serei, eternamente, peregrino e Ele será a Estrela. Ao longo deste Caminho, senti a Luz dessa Estrela e o aconchego do Seu regaço. O Caminho foi longo, desafiador, repleto de novidade, de reflexão e de superação. Cada passo que dei foi uma aprendizagem sobre fé, simplicidade e perseverança. Conheci pessoas novas, outras reencontrei, com quem partilhei risos, dores e, muitos, silêncios. Redescobri que este Caminho não se traduz em alcançar o destino, mas sobre tudo o que vivemos ao longo dele. A sensação de gratidão é imensa, por tudo. Sobretudo, por redescobrir a minha própria força interior. Trouxe comigo as lições do Caminho de Santiago. “Bem mais feliz agora certamente/Vou eu seguindo assim pela vida afora(…) Tu és a estrela e eu sou o peregrino”. 🤍⭐
Rui Rebelo

VEJA TAMBÉM

SIGA NAS REDES SOCIAIS