Voluntariado Amor de Deus (VADE)

“Sinto que Deus me chama a fazer o bem na terra"

Pe. Usera

O Voluntariado Amor de Deus é da responsabilidade da Província Portuguesa das Religiosas do Amor de Deus, com sede em Fátima, em estreita articulação com a Associação Padre Usera, de Madrid – ONG.

Em que se inspira

O Voluntariado Amor de Deus (VADE), inspira-se no Carisma legado pelo Padre Jerónimo Mariano Usera às irmãs do Amor de Deus: Encarnar o Amor de Deus na vida e ser manifestação permanente desse amor aos irmãos, através da promoção integral da pessoa humana.

“Sinto que Deus me chama a fazer o bem na terra”. Esta é a primeira definição que Usera dá da sua vocação. E assim decide fazer de toda a sua vida, uma entrega a Deus e aos irmãos.

O VADE é o espaço solidário oferecido a todos os que se sentem chamados a fazer o bem, é a oportunidade de dar de graça o que de graça recebemos, semeando a paz, levando esperança, derrubando barreiras, rasgando sorrisos nos rostos de tantos que vêm seus direitos negados.

Neste espaço é fundamental o sentido da GRATUIDADE: “Tudo por amor, só por Amor”.

Tendo a clara noção de que a missão que Deus lhe confiava não podia ser realizada sem a ajuda de pessoas dispostas a dar as mãos, afirma: “Buscarei pessoas generosas que queiram servir a Deus gratuitamente”.

“Recrutarei pessoas generosas que queiram servir a Deus gratuitamente”

Pe. Usera

Onde?

“Onde quer que seja necessário"

Pe. Usera

INTERNACIONAL

O campo de ação do VADE realiza-se nos países e obras onde as Irmãs do Amor de Deus desenvolvem a sua missão, nomeadamente no continente Africano e a América do Sul.

NACIONAL

Realiza-se também nas obras próprias ou presenças da Província.

Como se concretiza

A ação do voluntário realiza-se, como resposta às necessidades concretas:

Através das várias obras Amor de Deus, o projeto VADE, dá resposta às necessidades das populações locais, tendo sempre presente a dignidade da pessoa humana.

O voluntário deve participar em encontros de formação para conhecer os projetos que se desenvolvem e o espírito inerente aos mesmos, sentindo-se parte do grupo VADE.

“O pensamento das missões é o maior que Deus pode inspirar aos homens, é o triunfo da razão sobre a força.

O Missionário é o enviado do Filho de Deus, que anuncia a Paz, difunde a caridade por onde passa e a todos oferece felicidade e ventura"

Pe. Usera

Desejas entrar
neste projeto?

Sentes que podes contribuir para que este mundo seja mais humano e fraterno?

Então contacta-nos e conhece os nossos projetos de voluntariado e os passos que é necessário dar.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on print
Share on email